ENTREVISTAS E CURIOSIDADES SOBRE O IRON MAIDEN (EM PORTUGUÊS)





Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. O nome "Iron Maiden", homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro, baseado na obra do romancista francês Alexandre Dumas.



Curiosidades sobre Iron Maiden


  • Steve harris foi quem criou e é quem desenha o mascote da banda "Eddie".
  • Quando Bruce Dickinson, ex-vocalista do Iron Maiden, fumou seu primeiro baseado ele estava com Ian Gilian, vocalista do Deep Purple.
  • Bruce é um esgrimista ávido, e leva uma coleção de floretes na estrada. Ja foi capitão da equipe inglesa deste esporte e por pouco não participou de uma olimpíada.
  • Bruce Dickinson,vocalista do Iron Maiden, fazia parte da equipe de esgrima da Inglaterra.
  • Em 1992 quando o Iron Maiden fez o primeiro show em São Paulo, um fã deu à Nicko McBrain (baterista) um berimbau. Não foi pouca a curiosidade do baterista, que tentava saber do que se tratava o objeto. A dificuldade em falar o nome daquilo também foi imensa: "Bat in ball"...Em 1996, quando o Iron Maiden retornou à São Paulo o mesmo fã ficou sabendo que o filho de McBrain havia destruído o instrumento.
  • Todos os lado-b de Somewhere in Time foram tocados quase totalmente por Adrian Smith. Nicko fez a bateria e Bruce fez alguns vocais, mas todo o resto foi feito por Adrian.
  • A música "Montsegur" do álbum "Dance of Death" fala sobre um castelo de mesmo nome localizado na França. Este castelo teria sido um dos Castelos cátaros, membros de uma seita considerada herege no século XIII. O Castelo de Montségur localiza-se na comuna de Montségur, no Departamento do Ariège, na região do Midi-Pyrénées, na França. Situa-se no topo da montanha, a 1.207 metros acima do nível do mar, em posição dominante sobre a vila.
  • No Player For The Dying entrou direto no 2º lugar nos charts dos álbuns ingleses. Nada mau para uma banda que estava há quase dois anos sem tocar ao vivo. O álbum foi gravado no estúdio que Steve Harris construiu em sua casa, em Essex (o primeiro album do Iron Maiden inteiramante gravado na Inglaterra, desde The Number Of The Beast, de 82). Janick Gers sugeriu a regravação de "Bring Your Daunghter...To The Slaughter", que Bruce Dickinson havia escrito e gravado (solo) originalmente para trilha do filme A Nightmare On Elm Street: The Dream Child. Como todos acharam a música "um pouco AC/DC demais",Janick mudou seu andamento,alterou o refrão e o Iron Maiden a regravou,superando o original de Bruce Dickinson. Em Janeiro de 91,"Bring Your Daunghter..."foi editada em disco simples,e foi rapidamente elevada ao topo das paradas inglesas (o primeiro compacto do Irom Maiden a chagar ao 1º lugar!) e lá permaneceu por três semanas.
  • O vídeo de "The Trooper" mostra uma carga de cavalaria de brigada que a BBC nunca mostrou sem cortes (mesmo que o filme de onde foi retirada, "Die With Your Boots On" tenha sido ironicamente transmitido às 7 da noite do dia em que a banda foi comunicada de que seu vídeo era muito sangrento para ser assistido pelos jovens).
  • A banda inteira é fanática por futebol. O West Ham (Inglaterra) é o seu time favorito. Há referências ao West Ham na capa do álbum Somewhere in Time. O clube usa 'Up the Irons' como seu moto e é por isso que o Iron Maiden também o usa.
  • A trilha original dos cavaleros do Zodíaco foi gravada pelo Iron Maiden.
  • A banda têm diversas canções baseadas em lendas, livros, histórias e filmes, entre as quais The Phantom of the Opera, The Wicker Man, The Prisoner, Stranger in a Strange Land.
  • A lendária casa de shows Marquee Club (Londres) abrigou em dezembro de 1985 uma apresentação histórica, seguramente a mais inusitada em toda a trajetória dos integrantes do Iron Maiden. A formação completa do grupo estava presente, mas Steve Harris, Bruce Dickinson e Dave Murray só subiram ao palco durante o bis. Antes disso, presenciaram a avassaladora performance de uma banda com três guitarristas, capitaneada por Adrian Smith e Nicko McBrain.
  • Nicko mcbrain já atropelou um manobistra no estocionamento de um show pois este não o reconheceu,e exigiu crachá...
  • Dave Murray escreve uma música a cada 3 anos, um processo que Bruce Dickinson descreveu ser semelhante a "tentar dar a luz a um elefante". As suas músicas são "Charlotte The Harlot", "The Prophecy", "Still Life", "Deja-Vu", "Public Enema Number One", "Fates Warning", "Chains Of Misery", "Judas Be My Guide" e "Twilight Zone".
  • O inglês Gary Dobson entrou em coma após cair e bater com a cabeça no chão durante um show do Iron Maiden em 1989. Seis meses depois despertou enquanto rolava num tape-deck justamente uma fita da banda.
  • A letra de "Stranger In A Strange Land", faixa do "Somewhere In Time" do Iron Maiden, fala sobre uma expedição que se perdeu no Pólo Norte, da qual Adrian Smith encontrou um dos sobreviventes, episódio este que inspirou a banda a escrever a música, cujo título é inspirado num livro escrito por Robert Heinlein - mas a música não tem nenhuma outra relação com o livro.
  • Derek Riggs vive em Ashwell, Hertforshire - e aparentemente tem um pub movimentado por lá.
  • Criado por Derek Riggs, Eddie é possivelmente o mascote mais durador de todos os tempos, aparecendo constantemente na capa dos álbuns e durante as apresentações ao vivo. Ele aparece até no jogo ‘Ed Hunter’.
  • Steve Harris é o principal autor da banda, tendo escrito ou co-escrito aproximadamente 75% de todas as músicas.
  • O velho e bom Steve Harris não tem vergonha alguma de mostrar a sua paixão pelo West Ham, um time pequeno de Londres que se compararmos sua história com os clubes brasileiros, pode ser comparado a Bangu e Juventus, só que bem mais rico... O amor de Harris é tanto que o homem continua usando nos shows a munhequeira com as cores e o nome do clube, além de ter colocado no set de músicas, no primórdios do Iron Maiden, uma versão pesada de “Bubbles”, cântico peculiar dos fanáticos torcedores do “The Hammer”
  • Todos os fundos das vendas da biografia do Iron Maiden "Running Free" são doadas para campanhas anti-heroína, bem como as vendas de uma das edições do single "Running Free".
  • O show do Monsters Of Rock Festival, 22 de Agosto de 1992, durou cerca de 2 horas. Na última canção do show, "Running Free", Adrian Smith apareceu para tocar.
  • A música "The Number of the Beast" foi acusada por religiosos de invocar o demônio e vandalizar a mente dos jovens. Coincidentemente, na mesma turnê, o produtor da banda, Martin Birch, se envolveu em um acidente de carro com os fãs. E o preço do carro ? £666 ! Martin se recusou a pagar esse preço, aumentando para £668.
  • Seventh som a Seventh son foi o primeiro album conceitual do grupo.A arte da capa também foi mudada em relação aos albuns anteriores,ficando mais estilizada,mais limpa.A execução do disco,chamada "Seventh Tour Of a Seventh Tour",também quebrou uma tradição por começar nos EUA e ser uma combinação de shows de arenas e festivais.Seventh son of a seventh son saiu em abril de 1988 e chegou ao 1º lugar na Inglaterra.A execursão terminou em 12 de dezembro,com uma apresentação no Hammersmith Odeon, em Londres,pelo palco de muitos shows memoráveis do Iron Maiden.
  • Em 1992 a banda Iron Maiden foi proibida de tocar no Chile. A Igreja Católica pediu ao governo providências contra a apresentação da banda e foi atendida. Segundo a igreja a música “Bring Your Daughter To The Slaughter” incitava o assassinato e “The Number Of The Beast” incitava satanismo e assassinatos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CATALOGO DE FILMES DA LOJA